domingo, 13 de novembro de 2011

Projeto



DO MUNDO DA LEITURA PARA LEITURA DO MUNDO
Professora:
Aline Pizapio
Faixa Etária atendida pela experiência:
09 e 10 anos

Apresentação:

A escola é um ambiente privilegiado para garantir o contato com os livros. As series iniciais do Ensino fundamental são os primeiros passos para formação de leitores. Os alunos estão descobrindo as primeiras letras, os primeiros poemas, os contos de fadas, as fábulas, as histórias contadas, a leitura de imagem, entre o prazer de ler e compreender o que os olhos fascinam.
A experiência é desafiadora, hoje encontramos em um mundo virtual, computadorizado, os alunos manuseiam brinquedos eletrônicos, poucos observam os livros ou tem o gosto para leitura. No seu cotidiano a leitura não esta presente, cabe a escola dar acesso às obras e ensinar de uma maneira prazerosa os alunos a ler e lendo visualizar e degustar o prazer ainda não aprendido.
O aluno precisa mergulhar no mundo mágico das letras, nas aventuras dos personagens, comentar sobre os enredos, buscar textos semelhantes, produzirem, discutir, ter idéia própria, trocar indicações literárias, reproduzir imagens, conhecer mais sobre os autores. Tudo pelo prazer que a literatura proporciona, de nos levar a outros lugares e épocas. Um percurso que idealmente começa na infância.


Justificativa:
A elaboração e a execução do projeto “Do mundo da leitura para leitura do mundo”, visa dar continuidade ao processo de desenvolvimento da leitura, considerando esta fase etária ímpar nos alunos, onde a leitura torna-se um dos pontos essenciais para desenvolvimento cognitivo e o gosto para leitura. É através da leitura que os alunos irão descobrir novos horizontes e compartilhar momentos privilegiados de suas vidas. Lendo os alunos falam melhor, escrevem melhor, expressam melhor, os alunos precisam visar a leitura em todos os pontos que presencia em nosso dia-a-dia. O ambiente escolar é um lugar privilegiado para aprendizagem, deve ser também um lugar inesquecível para busca e conquista onde os alunos devem sentir-se seguros e expressar livremente o gosto por vários tipos de leitura. Deixar os alunos em sintonia com a leitura e dar oportunidade que eles possam buscar e sentir realizado no momento que estão em contato com os livros é desde bem cedo que inicia a escolha por obras literárias.
Antes de iniciar o trabalho da leitura direcionada para a melhoria da escrita, promover a ampliação do repertório, selecionando obras que sirvam de referência para o momento da produção. Ler diversos textos de um mesmo gênero ou autor colabora para que os alunos se apropriem de mais elementos para a produção de composições. Procure garantir que a leitura enfatize como se diz determinada coisa dentro de um gênero, discutindo a linguagem usada e o efeito que ela provoca.
Realizar com os alunos roda de leitura, pois esta atividade, ao ser inserido no cotidiano da classe, traz em si o potencial de ajudar a construir uma comunidade de leitores e escritores na escola, em que as crianças tenham múltiplas oportunidades de explorar novos livros, escolher suas leituras, apreciar os efeitos que cada uma delas lhes traz, falar sobre essas sensações, recomendar leituras e analisar as recomendações recebidas dos colegas a fim de seguir aquelas que parecem mais interessantes, desenvolvendo, ao longo do processo, gostos e preferências por obras, gêneros e autores.


Fundamentação teórica:

A leitura faz parte do nosso dia-a-dia, a mesma esta inserida em todos os momentos, seja a leitura de uma imagem, de um jornal, revista, um folder, panfletos, ou até mesmo a de mundo, ler tornou-se uma necessidade, nossos alunos iniciam a leitura bem cedo através de palavras e imagem, mas será que tal leitura esta sendo realizados todos os dias? Será que nos alunos compreende o que esta entre linhas? Será que eles sabem falar sobre tal texto? A leitura deve ser uma atividade diária na sala de aula.

É fundamental que exercícios e atividades trabalhem elementos do texto que contribuam para um relacionamento mais intenso dos alunos com aquele texto particular e que, como uma espécie de subproduto da atividade ou do exercício, fique inspiração e caminho para o inter-relacionamento daquele texto com todos os outros conhecidos daquele leitor e, a lição maior.
(Lajolo, Marisa, 1994, P. 51)

A atividade de leitura não corresponde a uma simples decodificação de símbolos, mas significa, de fato, interpretar e compreender o que se lê. Segundo (Ângela Kleiman,2001, p. 47) “a leitura precisa permitir que o leitor apreenda o sentido do texto, não podendo transformar-se em mera decifração de signos lingüísticos sem a compreensão semântica dos mesmos. “

Nesse processamento do texto, tornam-se imprescindíveis também alguns conhecimentos prévios do leitor: os lingüísticos, que correspondem ao vocabulário e regras da língua e seu uso; os textuais, que englobam o conjunto de noções e conceitos sobre o texto; e os de mundo, que correspondem ao acervo pessoal do leitor. Numa leitura satisfatória, ou seja, na qual a compreensão do que se lê é alcançada, esses diversos tipos de conhecimento estão em interação. Logo, percebemos que a leitura é um processo interativo.

A literatura infantil é como uma manifestação de sentimentos e palavras, que conduz a criança ao desenvolvimento do seu intelecto, da personalidade, satisfazendo suas necessidades e aumentando sua capacidade crítica. Esta literatura, como já foi expressa, tem o poder de estimular e/ou suscitar o imaginário, de responder as dúvidas do indivíduo em relação a tantas perguntas, de encontrar novas idéias para solucionar questões e instigar a curiosidade do leitor. Nesse processo, ouvir histórias tem uma importância que vai além do prazer. É através de um conto e/ou de uma história, que a criança pode conhecer coisas novas, para que efetivamente sejam iniciados a construção da linguagem, da oralidade, idéias, valores e sentimentos, os quais ajudarão na sua formação pessoal. Considera-se que o gosto pela leitura se constrói através de um longo processo e que é fundamental para o desenvolvimento de potencialidades, há a necessidade de se propor atividades diversas e diferenciadas para a formação do leitor crítico. De acordo com Zilberman (2003, p.30):"... o uso do trabalho na escola nasce, pois, de um lado, da relação que se estabelece com seu leitor, convertendo-o num ser crítico perante sua circunstância.”
Não podemos nos referir à leitura como um ato mecânico sem a preocupação de buscar significados. Desse modo, é necessário que dentro do ambiente escolar o professor faça a mediação entre o trabalho e o aluno, para que assim sejam criadas situações onde o aluno seja capaz de realizar sua própria leitura, concordando ou discordando e ainda fazendo uma leitura crítica do que lhe foi apresentado. Daí a importância em se propiciar a leitura e a literatura de modo a permitir ao aluno criar e recriar o universo de possibilidades que o texto literário oferece. Pode-se dizer que a escola tem a oportunidade de estimular o gosto pela leitura se consegue promover de maneira lúdica o encontro da criança com o trabalho.
A sala de aula é um espaço privilegiado para o desenvolvimento do gosto pela leitura, assim como um campo importante para o intercâmbio da cultura literária, não podendo ser ignorada, muito menos desmentida sua utilidade. “Por isso, o educador deve adotar uma postura criativa que estimule o desenvolvimento integral da criança. (Zilberman,2003, p. 16)
Sabe-se que a literatura é um processo de continuo prazer, que ajuda na formação de um ser pensante, autônomo, sensível e crítico que, ao entrar nesse processo prazeroso, se delicia com historias e textos diversos, contribuindo assim para a construção do conhecimento e suscitando o imaginário.
Hoje se percebe também que quando bem utilizado no ambiente escolar, o trabalho de literatura pode contribuir ainda para o desenvolvimento pessoal, intelectual, conduzindo a criança ao mundo da escrita. Dessa forma, a literatura infantil tem sua importância na escola e torna-se indispensável por conter todos os aspectos aqui levantados, sendo de grande valor por proporcionar o desenvolvimento e a aprendizagem da criança em sua amplitude.

Objetivo Geral:
· Falar e ouvir em diversas situações nas quais faz sentido expor opiniões, ouvir com atenção, sintetizar idéias, defender pontos de vista e replicar;
· Perceber as propriedades da escrita: letras como representação de fonemas, direção da escrita, combinação das letras, formas e tipos de letras;
· Ler e escrever diversos tipos de textos em situações comunicativas específicas;
· Produzir resenhas literárias.
· Saber reconhecer num texto os aspectos discursivos que necessitam de revisão e aprimorar o material.
· Produção de texto.
· Reconhecer a leitura como uma fonte essencial para produzir textos.
· Saber reconhecer, organizar e utilizar nas produções os recursos lingüísticos;
· Interagir com o livro de maneira prazerosa, reconhecendo-o como fonte de múltiplas informações e entretenimento;
· Compartilhar experiências leitoras;
· Confrontar interpretações;
· Estabelecer relações com outros textos;
· Ampliar os conhecimentos acerca de um determinado autor, utilizando-os como critério de seleção na escolha dos livros a serem retirados/recomendados e enriquecendo as possibilidades de antecipações e interpretações;
· Ampliar os conhecimentos acerca de determinado gênero, utilizando-os como um critério de seleção/indicação na escolha dos livros a serem retirados/recomendados e enriquecendo as possibilidades de antecipações e interpretações;
· Conhecer diferentes ilustradores e ilustrações, compartilhando o efeito que uma ilustração produz, confrontando interpretações e considerando tais conhecimentos na seleção/indicação de livros;
· Conhecer diferentes coleções, ampliando os conhecimentos acerca das características desse tipo de publicação e utilizando-os como um critério de seleção na escolha dos livros a serem retirados ou em sua indicação.
· Valorização da leitura como uma fonte de prazer e entretenimento.
· Interesse por compartilhar opiniões, idéias e preferências acerca dos livros lidos.
· Desenvolvimento de estratégias de argumentação para defender idéias e pontos de vista sobre os livros lidos.
· Desenvolvimento de critérios de escolha e de indicação de livros


Objetivos Específicos:

· Proporcionar momentos de leituras e troca literárias entre os alunos;
· Despertar nos alunos o gosto pela leitura;
· Apresentar alternativas com diversos tipos de leituras;

Metodologia:

Iniciar as aulas com leituras, demonstrando aos alunos a importância da mesma, deixar eles livre para que possam selecionar diferentes textos, ler individualmente e compartilhado. Ler contos da literatura, parlendas, trava-língua, lendas folclóricas, receitas, imagens, frases de pára-choque de caminhão, historia em quadrinhos, fábulas, textos jornalísticos, historias diversas.
Por ser uma turma numerosa, dividir a turma em grupos onde cada grupo ficara responsável por um tipo de leitura, o grupo ira pesquisar e informar-se da leitura referente ao seu grupo dividindo assim as atividades posteriormente cada grupo passara à turma as leituras realizadas compartilhando e trocando experiência onde todos terão acesso e compreenderam melhor este mundo mágico.

Faremos uma semana exclusiva para cada leitura, onde todos os alunos terão acesso para pesquisar e ler os diferentes tipos de leituras, montando juntos cartazes e produzindo histórias, os alunos pesquisaram imagens diferentes, contaram historias e representaram através de encenação teatral. Escreverão cartas, reproduziram imagens, histórias, os alunos irão elaborar livro de receitas juntamente com as receitas selecionadas pela turma, onde farão a noite do autógrafo.


Referências
Lajoto Marisa, Do mundo da leitura para leitura do Mundo, editora Ática. 1994.
Revista nova Escola Ler na Escola. Editora Abril. Agosto de 2010.
Revista TV. Escola. A escola na era Digital. PDE Maio/Junho 2010


ANEXOS


FÁBULAS:
A Raposa e a Cegonha

Fábula de La Fontaine
A Raposa convidou a Cegonha para jantar e lhe serviu sopa em um prato raso. -Você não está gostando de minha sopa? - Perguntou, enquanto a cegonha bicava o líquido sem sucesso. - Como posso gostar? - A Cegonha respondeu. Vendo a Raposa lamber a sopa que lhe pareceu deliciosa. Dias depois foi a vez da cegonha convidar a Raposa para comer na beira da Lagoa, serviu então a sopa num jarro largo embaixo e estreito em cima. - Hummmm, deliciosa! - Exclamou a Cegonha, enfiando o comprido bico pelo gargalo - Você não acha? A Raposa não achava nada nem podia achar, pois seu focinho não passava pelo gargalo estreito do jarro. Tentou mais uma ou duas vezes e se despediu de mau humor, achando que por algum motivo aquilo não era nada engraçado.MORAL: às vezes recebemos na mesma moeda por tudo aquilo que fazemos.

PARLENDAS;

Serra, serra, serrador! Serra o papo do vovô! Quantas tábuas já serrou?Uma delas diz um número e as duas, sem soltarem as mãos, dão um giro completo com os braços, num movimento gracioso.Repetem os giros até completar o número dito por uma das crianças.

QUESTÕES
"A leitura é a viagem de quem não pode pegar um trem."
1 QUAIS TIPOS DE LEITURA VOCÊ REALIZAVA EM SEU TEMPO DE AULA?
( ) Leitura em livros didáticos;
( ) História em quadrinhos;
( ) Leitura de imagem;
( ) leitura informativa;
( )Outros: __________________________________________
2. COMO VOCÊ REALIZAVA AS LEITURAS:
( ) Na sala de aula;
( )Na sala de Leitura;
( ) Em atividades para casa;
( ) Outros: ____________________________________
3. PORQUE É IMPORTANTE LER?
( ) Para melhor desenvolvimento;
( ) Para melhor relacionamento com as pessoas;
( ) Para crescimento pessoal;
( ) Para conhecimento:
( ) Outros: __________________________________________
4.COMO SEU FILHO(a) REALIZA AS ATIVIDADES DE CASA OU ATIVIDADES EXTRAS:
( ) Com pai;
( ) com a mãe;
( ) sozinho;
( ) com outra pessoa;
( ) outros: _____________________________________________
5. QUAL É O TIPO DE LEITURA QUE VOCÊ REALIZA COM FREQUÊNCIA?
( ) Jornal
( )Livro
( ) revista
( ) texto Informativo
( ) Outros: _____________________________________________
6. QUANTAS PESSOAS EM SUA CASA TEM O HÁBITO DE LER?
( ) 1 Pessoa
( ) 2 pessoas
( )3 pessoas
( ) mais que 3 pessoas
( ) outros: _____________________________________________
7. QUANTOS LIVROS VOCÊ LER POR ANO?
( ) 1 A 3 LIVROS
( ) 3 A 5 LIVROS
( )5 A 7 LIVROS
( ) Mais que 7 livros
( ) outros: _____________________________________________
8. NESTE ANO QUANTOS LIVROS VOCÊ JÁ LEU?
( ) 1 Livro
( ) 2 livros
( ) 3 livros
( ) mais que 3 livros
( ) Outros: ______________________

RECEITA DA FELICIDADE
Ingredientes:
1 xícara de serenidade 3 colheres de sopa de paciência 2 xícaras de caridade 4 colheres de compreensão 1 dose de respeito a mesma medida de tolerância 1 dúzia de amor 1/2 litro de carinho 3 copos de alegria 1 kg. de fé 2 kg. de pensamento positivo 1 pitada de inteligência e muita humildade para semear.
Preparo:
Misture tudo, coloque dentro do seu coração aquecido para aproximadamente tempo infinito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails